terça-feira, 29 de junho de 2010

Rodovia Rio-Santos - Parte I

A primeira vez que andei pela Rio-Santos, estava de carro. Que sem graça. Até achei um divertido, pois nunca tinha ido para o litoral Norte e ainda mais beirando a praia. Pensei comigo:"Preciso voltar e fazer essa viagem de novo, só que de moto!" Não deu outra, demorou um pouco mais voltei.

Nessa viagem de moto fizemos o trecho entre Bertioga e Ubatuba. Antes de Bertioga  a rodovia passa  longe do mar, então nem vale a pena ir para quem quer curtir a beira mar.
A rodovia tem grandes trechos que não tem postos de serviço, então cuidado com o combustível. Após entrar em Caraguatatuba a coisa muda porque a estrada passa por dentro das cidades, até sair de Ubatuba, contando com bastante serviços como postos, padarias, hotéis, etc...
O trecho da estrada em São Sebastião é todo feito em serras, subidas e descidas. Cuidado com esse trecho, pois as curvas são fechadas e deve-se andar com velocidade reduzida. Dica: evite passar aí a noite, 1) por ser perigoso devido às curvas, 2) para não perder o visual da estrada.



A estrada reserva paisagens que deixam qualquer um de queixo caído. Praias que são consideradas verdadeiros paraísos. Ao chegar em São Sebastião, que é a região serrana, a quantidade de pequenas praias é imensa. Não deixe de parar em Toque-toque, Toque-toque pequeno, Maresias, Boiçucanga e no centro de São Sebastião mesmo.

São Sebastião é uma cidade histórica, com uma arquitetura colonial se misturando com a moderna.
Ah, se tiver com algum notebook ou dispositivo que conecte em redes wireless (sem fio) na cidade tem internet de graça.





Na cidade também tem a ligação para uma das mais belas ilhas do Brasil: Ilha Bela. Para quem gosta de trilhas, mergulho e esporte náuticos, essa ilha tem muito dessas três categorias. Não consegui fazer mergulho com cilindro, mas só o com snorkel já foi show. Para chegar em Ilha Bela deve-se atravessar via balsa, ou se você tiver braço pode ir nadando...rs. Informações da balsa você consegue nesse site: Dersa



Ao passar por São Sebastião a caminho de Caraguatatuba a estrada se torna mais plana, porém ficando mais longe do mar, perdendo aqueles visuais da serra. Porém você passará por trechos onde ficará a poucos metros do mar. Algumas prais bem longas, outra bem curtas, até Ubatuba.
A cidade de Caragua e Ubatuba, ou Uba"chuva", são famosas pelas belíssimas praias, trilhas e cachoeiras. (tema para outro post).

Mapa do trecho da estrada no Google Maps:

Exibir mapa ampliado


A estrada segue mais adiante, porém nosso post contínua em um outro dia.

Até breve, rodem com consciência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário